Data : 11/03/2015

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Livros – 1 a 38

1. O Caminho da Luz Salvadora: iniciação bíblica para a 5ª série. Belo Horizonte, 1968.

2. De Cabral a Brasília: história do Brasil para o curso de admissão (Livro do mestre e caderno de atividades para o aluno). Belo Horizonte, 1969.
*À Professora Maria Carolina Nonato Costa cujo entusiasmo pela História Pátria me incentivou na confecção deste livro.

3. História do Brasil: textos históricos e exercícios para o 1º Grau. Belo Horizonte, 1969. 164 p.

4. História do Brasil: textos e exercícios para a 1a Série Ginasial. Belo Horizonte, 1970. 131 p.
*Ao Professor Waldemar Tavares Paes, em agradecimento pelos ensinamentos que me deu, principalmente pelo amor à História e pela fé no progresso humano, que me soube transmitir na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Minas Gerais.

5. Pequeno atlas histórico do Brasil. Belo Horizonte, 1971 (3ª edição, em off-set).
*Ao Professor Amaro Xisto de Queiroz, mestre e inspirador

6. Metódica História do Brasil (Livro de orientação para o professor, vol. I, 244 p. e livro do aluno, vol. I, 61 p.). Belo Horizonte, 1971.
*Ao amigo e colega Everaldo Casacampo, dedico.

7. Visão global da história da Igreja. Belo Horizonte, UCMG, 1979 (1a edição).

8. Introdução à história da Igreja (em co-autoria com Jacyntho José Lins Brandão). Belo Horizonte, UCMG, 1979 (1ª edição; a 2ª edição é de 1980, pela PUC-MG).

9. CEBs, uma interpelação para o ser-cristão. São Paulo: Paulinas, 1985. 210 p.
*Dedico este estudo a Antônio, Raimundo, Vicente, José, Rita, Maria, Ana, Neusa e tantos outros irmãos e irmãs da CEB de Vila Rica, que abriram meus olhos para ver Deus presente e atuante na pobreza de um povo que vive sua fé numa dinâmica libertadora.

 

10. Introdução à História da Igreja. Belo Horizonte: O Lutador, 1987. 188 p. (a 5 ª edição, completamente revista, ampliada e ilustrada, é de 1997).

Vol. I (Época Antiga e Medieval), 351p.
*Para Padre Alberto Antoniazzi, cuja dedicação à causa do Evangelho, em âmbito de Igreja, Comunidade de fé, esperança e caridade, sempre me serviu de exemplo e grande estímulo.
Vol. II (Época Moderna e Contemporânea), 407p.
*In memoriam — Frei Luiz Fernando Peixoto, OFM (1949-1969), colega no magistério e amigo na convivência, que, na fragilidade do provisório, fez de sua existência um precioso dom para a construção do reino, buscando constantemente, nas fontes da fé cristã, a inspiração de sua caminhada.

11. Cristianismo: 2000 anos de caminhada (em co-autoria com Alberto Antoniazzi). São Paulo: Paulinas, 1987. 96p.; a 3ª edição, revista, aumentada e atualizada, é de 1996 (252 p.). 6a reedição em 2006.

12. História do Cristianismo: estudos e documentos. (Vol. III, Período Moderno; Vol. IV, Período Contemporâneo). Belo Horizonte: O Lutador, 1990 (edição ad experimentum).

13. Bonus Miles Christi. Um estudo histórico sobre o catolicismo militante em Minas, entre 1922 e 1936 (reelaboração da tese de doutorado). Belo Horizonte: O Lutador, 1990. 502 p.
*À memória de frei Ermanno Anchilli, OCD, mestre e amigo, que soube unir, numa síntese evangélica, a paixão pela pesquisa científica com uma profunda espiritualidade, vivida de forma testemunhal.

14. A Igreja na História: Faixa–de–Tempo . Belo Horizonte: PUC-MG, 1986 (1ª edição em preto-branco; 2ª edição em cores, 1990). 3a reedição revista e atualizada é de 2006.
*A Alberto Antoniazzi, companheiro na faina acadêmica, cujo amor à Igreja sempre me incentiva.

15. Misericórdia como espiritualidade: uma perspectiva latino-americana. Belo Horizonte: O Lutador, 1993. 48 p.

16. A Oração dos Simples. Belo Horizonte: Promoção da Família Editora, 1991 (reedição com alguns melhoramentos, em 1994, pela Editora “O Lutador”). Três volumes:

Vol. I. Reflexões sobre a espiritualidade da invocação do nome de Jesus.
*À Alice Cruz, fiel companheira nos caminhos do Espírito

Vol. II. Ser – peregrino, condição existencial do cristão.
*Ao Lúcio Dumont Prado, religioso e sacerdote, apoio do peregrino nos caminhos do Espírito.

Vol. III. O corpo na oração.
*Ao Ivo Afonso, na solidariedade amiga de caminhos trilhados juntos.

17. Vida Religiosa: um projeto em construção. Belo Horizonte: O Lutador, 1994. 299 p.
*Dedico essas páginas ao Padre Marcello de Carvalho Azevedo, SJ. No ano de seu Jubileu de Ouro como religioso na Companhia de Jesus. Na fragmentariedade de seu conteúdo, as reflexões que seguem querem ser um sinal de minha profunda gratidão por tudo que Marcello significou na minha caminhada de consagrado. São também uma resposta a seu pedido que nós, religiosos do Brasil, nos unamos à sua “gratidão infinita a este Deus, Senhor e Pai, a seu Filho Jesus, Irmão e Salvador, e ao Espírito Santo, indizível dom de ambos, plenitude de ternura e inspiração.

18. Aprenda a estudar: orientações metodológicas para o estudo. Petrópolis: Vozes, 1995. 102p. 14a edição revista e aumentada, 2006. 139p.
*Para Elizabeth Maura de Carvalho Eliazar, pedagoga que, unindo em sua pessoa disciplina e ternura, transmite valores que humanizam e motivam o educando a perscrutar o sentido pleno da vida.

19. Caminhando pela história da Igreja: uma orientação para iniciantes. Belo Horizonte: O Lutador, 1995/1996. Três volumes:

Vol. I ( Idade Antiga e Medieval, 180 p.).
*Para Celso e Célia, casal que “muito se fadiga no serviço do Senhor” (Rm 16,12). “Que sua generosidade, inspirada pela fé, possa tornar-se eficaz pelo conhecimento de todo bem que nos é dado realizar por Cristo” (Fm 6).
Vol. II ( Idade Moderna, 216 p.).
*Para Raimundo Cruz — padre no Nordeste que, como pastor, coordena e impulsiona as múltiplas funções e diversos carismas de sua comunidade, em espírito de comunhão. Que continue anunciando, com exemplo e palavra, a Boa Nova de Jesus como Projeto de Vida e de Nova Esperança para seu povo.
Vol. III (Idade Contemporânea, 383 p.).
*Para nosso Pastor diocesano, Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, “construtor da Esperança” no meio do Povo de Deus, através do Projeto pioneiro de Evangelização da Arquidiocese, com gratidão e reconhecimento.

20. No movimento da Misericórdia: aproximação ao coração da espiritualidade cristã. Belo Horizonte: O Lutador, 1996. 203 p.
*Para Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS, que marcou os 25 anos de seu pastoreio episcopal, na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, com o “princípio misericórdia”, nossa gratidão e reconhecimento fraterno.

21. O Espírito Santo: fonte de vida. Pequeno ensaio de espiritualidade bíblica. Belo Horizonte: O Lutador, 1997. 132 p.
*Para Irmã Judith Leite, FMA, que, no seu ser-diferente e na sua paixão pelo Reino, deixa transparecer o dinamismo do espírito que a anima e conduz.

22. A vida consagrada à luz da espiritualidade paulina: subsídios para a formação permanente. São Paulo: Paulinas, 1998. 101p.
*Para Irmã Silvana Silva, que vive sua consagração com os pés no chão, servindo alegremente seus irmãos, sem desviar seu olhar da Providência Divina, com profunda gratidão e amizade
Tradução em espanhol: La vida consagrada a la luz de la espiritualidad paulina: subsídios para la formación permanente.
Santafé de Bogotá: San Pablo, 2000. 115p. (Colección Comunidad y Mision).

23. A aliança da misericórdia divina pela vida. Belo Horizonte: O Lutador, 1998. 135p.
*Para Irmã Eugênia Teixeira, OSB, cujo Jubileu de Ouro de Profissão Monástica revelou a profundidade da Aliança do Amor, vivida na alegre doação a Deus e aos irmãos, ao longo desses 50 anos de vida consagrada.

24. O Pai-Nosso, oração do Novo Milênio. Belo Horizonte: O Lutador, 1999. 408 p.
*A meus pais que não apenas me ensinaram a rezar o Pai-Nosso, mas que foram um comentário vivo desta Oração do Senhor, pelo testemunho de sua vida, marcado por uma fé inabalável na misericórdia divina, concretizada na abnegada dedicação a seus filhos.

25. Nossa História: 500 anos de presença da Igreja Católica no Brasil. São Paulo: Paulinas (Col. “Igreja na História”).

Tomo I (Período Colonial), 2001 (319p.).
*Para Ivo Afonso da Silva que marcou definitivamente a minha história

Tomo II (Período Imperial e Transição Republicana), 2002 (283p.).
*Para Rita de Cássia C.Rabelo Penido, cuja própria vida testemunha que o autêntico cristianismo anda de mão dadas com o engajamento social.
Tomo III (Período Republicano e Atualidade), 2003 (314p.).
*Para Alberto Álvares Costa, “pároco de aldeia”, que encarna na sua pessoa o ideal de presbítero proposto pelo Concílio Vaticano II: homem de zelo apostólico que evangeliza servindo seu povo, dando preferência aos pobres e àqueles que a sociedade despreza, marginaliza e exclui.

bi26. História mínima da Igreja no Brasil. Belo Horizonte: O Lutador, 2002. 43p.
*Para Dona Maria Madalena Pinto, nos seus 70 anos de vida. Homenagem para uma cristã que evangeliza nos afazeres domésticos, atrás das panelas, na faxina da casa e com a enxada, zelando pelos seus como esposa e mãe, movida por amor compassivo que, em Jesus Cristo, tem sua inspiração e força.

27. Liturgia das Horas e Vida Consagrada. Belo Horizonte: O Lutador, 2004. 177 p.
*Para Dom lélis Lara, CSSR, pastor que nos ensina, pelo exemplo, a fecundidade apostólica do Ofício Divino.

28. Moeder: herinneringen aan Jo van Arendonk, 1912-1954/2004 (Mãe: lembranças de Jo van Arendonk). Edição da Família: Tilburg (Holanha), 2004. 95p.

29. Estudar teologia: iniciação e método. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2005. 60p. (Iniciação à teologia).
*Para Dona Carmelita Coelho Souto, a “sancta vetula” de que falava Santo Agostinho, teóloga que pensa a fé a partir da rotina de seu quotidiano, como mulher do povo, e nos ensina que “conhecer a Deus” é, antes de tudo, amá-lo, servindo nossos irmãos e irmãs, em solidariedade compassiva.

30. Eu estarei sempre convosco. São Paulo: Paulinas; Valência (Esp.): Siquem, 2006. 108p. (Livros básicos de teologia, 13).
*Para Dom José Mauro Pereira Bastos, CP, bispo diocesano de Janaúba, no semiárido do Norte de Minas Gerais, que um dia foi meu aluno no Curso de Teologia da PUCMinas. Hoje é meu mestre no pastoreio do Povo de Deus, evangelizando, antes de tudo, pelo próprio testemunho de vida.

31. Igreja, povo a caminho: síntese da bimilenar História da Igreja. Belo Horizonte: O Lutador, 2007. 143p.
*À Irmã Maria Carmelita de Freitas,FI, presença feminina no mundo da teologia, que, com competência profissional, apurada sensibilidade e amizade fiel, faz de seu magistério acadêmico um qualificado serviço à Igreja e à Vida Religiosa Consagrada nela, com gratidão e admiração.

32. Iniciação à Espiritualidade Cristã para Leigos. (co-autoria com SATLER, Fabiano Aguilar). Belo Horizonte: O Lutador, 2008. 197p. 2.ed. em 2014. 199p.
*Para frei Bernardino Leers, OFM, em agradecimento por suas sábias lições de vida: teologia de boa qualidade tem seu ponto de partida na espiritualidade, ou seja, na experiência concreta da fé do Povo de Deus.

33. Um religioso em mudança de época — Tempora umtantur et nos in illis —Belo Horizonte: CMM.

Vol. 1 (1941-1964), 2009 (186p.)
*Para Dona Efigênia Pinto do Prado, cuja maternidade, tão profundamente humana e tão naturalmente espiritual, revela o rosto feminino de Deus e me faz recordar continuamente minha própria mãe.

Vol. 2 (1964-2010 – primeira parte), 2010 (207p.).
*Para Dona Carmem Sebastiana de Jesus Coelho, mulher de fé viva, que reúne, na sua pessoa, as figuras bíblicas de Marta — à escuta contemplativa daquilo que o Senhor lhe quer dizer — e Maria — sempre solícita em atender as necessidades dos irmãos e irmãs — dedico este livro, na gratidão pelo exemplo de vida que me inspira e que dá credibilidade ao evangelho.
Vol. 3 (1964-2010 – segunda parte), 2010 (215p.).
*Para Geraldo Sotero do Nascimento, com quem aprendi — em longos anos de convivência — a fidelidade ao compromisso assumido, a discrição no relacionamento humano, o trabalho entendido como serviço, sem autoprojeção. Na gratidão de uma amizade duradoura.

34. Orar no presídio (Org.). São Joaquim de Bicas, MG: Pastoral Carcerária, 2012. 92p.
*Para Ana Ferreira, que atrás do número enxerga a pessoa humana do preso.

35. Concílio Vaticano II: história, herança e inspiração. Belo Horizonte: O Lutador, 2012. 154p.
*Para o Sr. Pedro Lopes, da Igreja Particular de Leopoldina, MG, cujo testemunho coerente de vida cristã constitui, por si, uma convincente ação evangelizadora.

36. Liturgia das Horas: oração do Povo de Deus. Belo Horizonte: O Lutador, 2013. 177p.
*Aos leigos e às leigas da família eremítica de “Nazaré da Serra”, particularmente Marília e sua idosa mãe, Dona Quita (Maria de Melo Pinto) que, diariamente, rezam a Liturgia das Horas, na fidelidade ao compromisso assumido.

37. Imitação de Cristo: caminho de crescimento espiritual. Contexto histórico, inspiração e atualidade. Belo Horizonte: O Lutador, 2014. 237p.
*Para Amália Kátia Ferreira Mendes, que, na rotina da vida escolar, sempre mantém aberta a janela da transcendência, numa perspectiva mística, dando ao seu labor educativo uma dimensão espiritual de singular profundidade.

38. Preso estou, livre serei. Pastoral Carcerária: fundamentos, inspiração, atuação. Belo Horizonte: O Lutador, 2014. 162p.
*Para Osley, que jamais apagou a chama da esperança de poder ‘começar de novo’, com gratidão pelo testemunho dado.