Data : 17/08/2015

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Lançamento do livro

Lançamento do livro Ecologia e animais do frater Henrique, no simpósio PUC Minas sobre o uso de animais na pesquisa científica.

Entre os dias 7 e 8 de agosto, aconteceu na PUC–Minas (Museu de História Natural) o I Simpósio sobre o Uso de Animais em Ensino e Pesquisa, com o subtítulo: ‘em busca de uma ética franciscana’. O evento foi organizado pela Comissão de Ética no uso de animais e o Departamento de Medicina Veterinária.

Atualmente, não se entende mais as reflexões éticas referentes somente aos seres humanos, mas a toda a vida existente no planeta. Isso fez com que se optasse por aprofundar a contribuição de Francisco de Assis nessa dimensão integral da vida. Outra referência constantemente citada foi a Encíclica Laudato Sì, do Papa Francisco, publicada recentemente. As exposições visaram refletir sobre o uso de animais nas pesquisas, optando por meios menos danosos, ambientes adequados e respeitosos da vida animal.

Durante o Simpósio, foi lançado o livro “Ecologia e animais”, do frater Henrique Cristiano Matos, que dedicou sua obra a frei Pedro José de Assis, “cujo coração ecológico bate em perfeita sintonia com a compassividade cósmica, vivida e testemunhada por são Francisco, o Poverello de Assis”.

O evento foi uma oportunidade para perceber como a espiritualidade franciscana está sendo vista positivamente perante os desafios ecológicos atuais, e como as reflexões do Papa Francisco têm sido acolhidas pelo mundo acadêmico, fora dos muros estritamente eclesiais.

Alguns frades estiveram presentes no Simpósio: frei Sinivaldo Tavares, frei Oton Júnior, frei Valter Junior, frei Leonardo Lucas e frei Pedro de Assis (os três últimos foram para o lançamento do livro, no fim do primeiro dia).

‘O erro da ética até o momento tem sido a crença de que só se deve aplicá-la em relação ao ser humano’ (Albert Schweitzer) – citado por frater Henrique.

Fotos abaixo: