Data : 19/02/2019

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

COMPAIXÃO NA SOLIDARIEDADE

Nós, integrantes da Pastoral Carcerária (APC) em São Joaquim de Bicas, queremos expressar, mais uma vez, nossa solidariedade com todos que sofrem por causa das Mineradoras atuantes na nossa região. Nós também experimentamos na carne os efeitos físicos e (talvez mais ainda) os efeitos psíquicos de tantas pessoas atingidas pelos desastres ambientais (que não são “naturais”, mas provocados), criando um clima terrível de medo, pânico e total insegurança, exatamente pelas notícias de barragens oficialmente tidas como “seguras”, mas, na realidade, um perigo constante.
No nosso “Centro de Atendimento à Pessoa Presa” inauguramos um oratório com a imagem da Padroeira do Brasil (veja as fotos), pedindo que ela tome sob seus cuidados maternais todos que se encontram em situações de alta vulnerabilidade devido a situações de emergência diretamente associadas às atividades de Mineradoras, empresas que, no fundo, apenas buscam seus interesses: lucro sobre lucro!
A situação da população carcerária também é calamitosa. Nas nossas visitas semanais somos confrontados com realidades absolutamente inaceitáveis, p.ex. celas construídas para nove presos que, atualmente, abrigam entre 24 e 29 detentos (praticamente todos jovens entre 19 e 30 anos), forçados a “fazer nada” 24 horas por dia! Como ainda temos a coragem de falar em “cumprir a pena” tendo em vista sua “reinserção social”!
Que a Campanha da Fraternidade de 2019 possa contribuir para que nós, cristãos e católicos, tomemos consciência da nossa responsabilidade na elaboração de Políticas Públicas que, efetivamente, atendam o “bem comum”, dando nítida preferência aos mais abandonados, marginalizados, sofredores e pessoas vulneráveis.
O vídeo que acompanha o presente texto pode até não agradar pelo estilo polêmico, debochado e provocador, mas não se pode negar que o jovem Deputado Federal, André Janones, aborda verdades que muitos quereriam esconder.