A “TRILHA DA MISERICÓRDIA” NO RETIRO VICENTE DE PAULO
Introdução
Toda a nossa vida é um caminhar. Passo a passo avançamos no tempo e no espaço, até chegarmos ao nosso destino. Estamos sempre ‘em movimento’ e participamos diretamente da evolução que caracteriza a existência de todos os seres que habitam a Terra, também ela mesma, um planeta em ‘permanente mutação’.
No Novo Testamento Jesus é chamado “o Caminho” (cf. At 9,2; 18, 25; 19, 9.23; 22,4; 24, 14-22).
Seguindo-o (cf. Jo 14, 6-9), na qualidade de discípulo, é que chegaremos ao Pai.
A Carta aos Hebreus apresenta Cristo como o “Caminho novo e vivo” (Hb 10,20) que sustenta os fiéis durante sua caminhada para a “Jerusalém celeste” (Hb 12,22).
A Igreja, povo de Deus, é um ‘povo em marcha’, um povo peregrino (1Pd 2,11) que, aqui na terra, não possui habitação permanente, estando sempre à procura da cidade que há de vir (cf. Hb 13, 14).
O caminho de Jesus é radicalmente marcado pela misericórdia. Ele mesmo é a mais perfeita encarnação da misericórdia divina, realidade que perpassa toda a história da salvação e ressoa, como refrão, nas páginas da Sagrada Escritura.
Trata-se da revelação de Deus como Amor, um Pai celeste de imensa caridade e ternura, que não exclui ninguém de seu desvelo paterno, mas privilegia aqueles que necessitam de uma explicitação mais intensa de seu amor pelo fato de serem marginalizados, pobres, pecadores, doentes ou se encontrarem num estado de sofrimento, de dependência . Assim, misericórdia é o amor compassivo que identifica nosso Deus como Pai.
Na pessoa histórica de Jesus este ser-misericordioso nos é revelado em plenitude. Seguindo o Cristo aprenderemos o que é efetivamente viver a misericórdia por meio da qual atingiremos diretamente o coração de Deus.
O caminho que percorreremos procura colocar-nos na ‘trilha de Jesus’, nosso irmão misericordioso, confrontando-nos com suas palavras e seus gestos. Assim, participaremos de sua vida, interiorizaremos suas mais profundas aspirações e seremos introduzidos na Verdade, que dá acesso ao sentido derradeiro de nossa existência.
Clique nos títulos abaixo.